Rubem Alves - Educar com os olhos

"...São as crianças que sem falar, nos ensinam as razões para viver. Elas não têm saberes a transmitir. No entanto elas sabem o essencial da vida.."

Tarefa do professor - Rubem Alves

"...Não existem crianças burrinhas; apenas a sua inteligência não foi provocada..."

Rubem Alves - O papel do professor

"...Missão do Professor: É provocar a inteligência , é provocar o espanto, é provocar a curiosidade..."

Rubem Alves fala sobre educação, infância e música

"...O professor tem que dar um murando aos seus alunos, provocar seus alunos. Se o professor é respeitado pelos alunos, e de fundamental importância; "respeitado no sentido de admiração e não de medo"; o aluno faz qualquer coisa para seguir o professor..."

Depoimento Professora Amanda Gurgel. Vale a pena ver!!!

Em 10/05/2011 A professora do RN Amanda Gurgel em seu depoimento em uma audiência pública esclarece para toda sociedade brasileira, as condições precárias do trabalho, escola e salário dos professores. Em poucas e sábias palavras, ela diz tudo!!!!!

Carrinho para usar de acordo com a criatividade


Menina para usar de acordo com a criatividade



Flor em EVA

Apliques de Flor para usar de acordo com a criatividade.


Bichinhos para enfeites diversos




Créditos ao meu blog inspirador  Sheyla Rocha do 
blog http://fazendoartenaescola03.blogspot.com/
Esse blog eu acompanho há anos, muito antes 
de criar o meu cantinho. Ela faz cada coisinha mais linda que a 
outra. Já coloquei em prática muitas ideias dela. Já tive o mero prazer 
de participar de uma das várias oficinas que ela oferece quendo
morava em Brasíla. Ela é muito criaitiva.

Viviane Mosé Falando Sobre os Novos Desafios da Educação Contemporânea


Alfabeto de Dobraduras

              


     

            

       



          

         





Galeria de Momentos Com Minhas Turminhas

Minha Primeira Turminha 
Alfabetização - 2001
A primeira experiência a gente nunca esquece.

Foi muito marcante minha primeira experiência como professora. Eu morava em Brasília. A educaçãod elea é muito mais puxada do que aqui em São Paulo. Costumo dizer, que lea foi meu mestrado. Trabalhei 5 anos com  a educação de Brasíla. No dia da formatura foi muito emocionante. Iniciar o ano com uma turminha de alfabetização e vê-los ao final do ano lendo e escrevendo de tudo. Foi uma emoção indescritível. Para minha sorte, 90% desses alunos foram direto para segunda série. Fizeram provinhas em outras escolas e estavam aptos a cursarem a 2ª série. Fiquei super feliz com meu trabalho e o
reconhecimento de todos. Essa minha primeira experência me fez ter certeza que Deus, de fato me deu o "Dom de Ensinar." Agradeço á ele todos os dias por isso. 

Momento Arquivo - Turminha de Alfabetização.

Momento Arquivo - Era minha turminha de Jardim ll em DF.
Nessa escola, trablaava com o jardim ll, na parte da manhã e a tarde com a alfabetização

Turminha do jardim ll Matutino no Df.
Bom: Como gosto de trabalhar o incentivo á leitura, aqui, elas apresentaram para toda escola, a dramatização da história,
"Doroteia a Centopeia de Ana Maria Machado." Ficou uma gracinha, ver os pequeninos apresentando como gente grande.

Momento Arquivo -Turminha de Jardim ll

Turninha do Jardim ll. No ano seguinte fui a professora
deles de alfabetização

Turminha de Alfabetização - Apresetnsção de uma feria cultural sobre a Região Nordeste - "Dançaram a música Berimbau". Não lembro quem cantava, só lembro do nome. rsrs.. Fizemos um berimbau de sucata como acessório da dança. Esse berimbau ficou exposto no nosso espaço.  


Momento Arquivo - Festinha na sala.

Momento Arquivo - 4º Ano B - 2009.  Essa turminha foi um grande desafio na minha vida. E também muito marcante. Antes de assumir a turma fiz um teste na sala. O teste era de duas horas e na primeira hora, logo recebi uma cartinha da turma, que era uma janelinha. Quando eu abri a janelinha, estava escrito: "Fica com a gente." Para minha sorte e da deles eu fui a escolhida na seleção. 
 Essa turminha, era considerada aquelas turma "problema" da escola. Imaginem todos os problemas de aprendizagem e compartamentais em uma única sala de aula!!  Aluno, estressado, nervosos, falavam muiiiito alto, alunos com dislexia, défit de atenção, hiperatividade, enfim vários problemas... Imaginem tudo isso dentro de uma sala só!! Mas agradeço a Deus pelo meu dom e o amor pelo meu trabalho que consegui fazer coma  turma uma excelente trabalho.  Consegui junto com a parceria dos pais, o apoio da direção e coordenação, fazer um ótimo trabalho. Ouve um fator que foi muito decisivo para que tudo isso acontecesse. um fator que acho primordial dentro de uma sala de aula. Á "Afinidade entre professor-aluno"e o amor que tenho pela minha profissão. O trabalho fluiu bem, durante todo o ano, uns contratempos aqui outros ali, mas nada que não fosse resolvido. Encerrei esse ano muito feliz e com a sensação de dever cumprido. Felicíssima pelo reconhecimento do meu trabalho pela diretora, pela coordenação da escola, e principalmente pelo pais. Posso dizer que essa foi minha pós graduação em problemas de apredizxagem. e comportamentais rsrs... Agradeço muito a Deus pelo dom que ele me deu, deu ter vencido mais esse grande desafio, que marcou muito minha vida profissional e me trouxe um crescimento e uma experiência muito rica.  Acho que eu na vida de cada um deles, vou ser aquela professora que a gente nunca esquece. Cada um deles, foram muito importantes  e especiais no meu crescimento e experiência profissional. Obrigada á todos por tudo!


Momento Arquivo - 4ª ano A

Momento Arquivo - 4º ano B.