Dicas para receber os Alunos
✎ Ansiedade, curiosidade e
excitação em variadas expressões. Esse é um resumo do que o professor vai
encontrar no espírito dos pequenos alunos que ingressam na educação infantil.
Abaixo, algumas dicas
essenciais para recebê-los bem:
☺Ter consciência sobre o
tempo individual de adaptação e sobre a necessidade de confiança da criança
para se lançar em interação com o novo ambiente. Atitudes rígidas quanto ao
tempo de adaptação produzem tensão nos pais e alunos. O professor apressado e
ansioso é um estímulo negativo no processo de adaptação e na aprendizagem, pois
inibirá a espontaneidade e a autonomia da criança.
☺Ter disposição e calma para receber os alunos com carinho e respeito ao seu jeito de ser, assim como para acolher as dúvidas de seus pais.
☺Ter disposição e calma para receber os alunos com carinho e respeito ao seu jeito de ser, assim como para acolher as dúvidas de seus pais.
☺Saber que a adaptaçãoo
deve funcionar como um convite e não uma imposição. O professor pode ser
pensado como um anfitrião gentil, atencioso e muito atento aos seus convidados
de honra.
☺Mostrar disponibilidade e
muita flexibilidade para receber as várias expressões de ansiedade, curiosidade
e excitação das crianças.
☺Ter organização e
planejamento. Com horários e atividades previamente pensadas, o professor pode
lidar com os interesses de seus alunos e com a dispersão natural dos primeiros
dias ou semanas de aula.
☺Ser responsável e
envolvido em suas tarefas profissionais. O educador com essas características
terá maior capacidade para empatia e será mais criativo em sua abordagem pedagógica,
independentemente do método de ensino adotado pela escola.
☺Saber que não basta
gostar de crianças para estar no papel de educador. É necessário ter interesse
em pensar a educação. É preciso saber brincar e saber observar a brincadeira de
alunos, saber escutá-los, enxergar seus limites e potenciais.
☺Procurar conhecer o
universo de vivências e experiências anteriores da criança, valorizando-as e
fazendo-as significativas dentro das novas possibilidades que se abrem.
☺Descobrir possibilidades
e oportunidades novas é a intenção do primeiro contato do ano letivo, seja a
primeira experiência ou não das crianças. E cada ano deve ser vislumbrado cheio
de novas possibilidades de vivência e conhecimento.
☺Demonstrar à criança que
ela pode contar com aquele adulto para lhe dar segurança diante das novas
experiências, sejam pedagógicas ou de relação interpessoal.
✎ Fonte:http://noticias.terra.com.br/
Muito bom essa postagem!!!
ResponderExcluirBjos
Oi amiga...adorei o tezto, muito bom.
ResponderExcluirBeijinhooooo no coraçãooooo!