Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de
forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma
única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao
ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos
encontrarem
seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os
participantes conversem.
Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável.
Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la
atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar
em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um",
"abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento
para que todos participem.
Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas
estão sendo vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por
exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você,
quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos em roda.