Dinâmica para a Sala de Aula


Dinâmica primeiro dia de aula (com balas ou jujubas)

✎ Conhecendo a Turma. 
Objetivo: É importante conhecer o grupo com o qual vai trabalhar e também é bom que eles se conheçam entre si. Essa dinâmica faz com que cada um fale um pouco de si sem ficar aquela coisa chata e arrastada, parecendo entrevista de TV.
Acho bacana sentar em circulo ou ir para outro ambiente da escola, como pátio, quadra, ou outro lugar para os alunos descontraírem.
Material: Distribuo balas coloridas ou jujubas aos alunos (podem ser 2 ou 3 para cada um) 
Desenvolviemento: Peço que as deixem em cima da carteira. Então especifico as cores (que você pode especificar de acordo com o que quiser saber a respeito de seus alunos). Por exemplo, numa classe não muito numerosa – 15 alunos, por exemplo – e na faixa de 6 a10 anos, faço mais ou menos o seguinte:
* verde – escola (o aluno se apresenta e fala onde estuda, que curso faz, que matérias gosta ou não gosta, etc)

* azul – família e casa (ele se apresenta e fala de sua família, onde mora, se tem bicho de estimação, onde seu pai e sua mãe trabalham, se ele se dá bem com os irmãos ou não, etc)
* vermelho – lazer (ele fala tudo o que gosta de fazer quando não está estudando.
Vou chamando cada aluno e ele vai escolher uma das duas ou três cores que tem para falar. Se escolher a vermelha, por exemplo, vai falar sobre lazer.
Depois que cada um fala, você pode perguntar ao grupo se querem perguntar mais alguma coisa relacionada ao que o aluno estava falando. Eu normalmente pergunto, se o aluno diz que tem um irmão pergunto se é mais velho ou mais novo, se se dão bem, etc. Se diz que tem cachorro, pergunto o nome, se sabe fazer gracinhas, se tem manias, etc.
Conclusão: Gosto de fazer essa dinâmica com classes que estão começando porque ajuda a guardar os nomes dos alunos (muito importante) e também tanto eu quanto a classe em geral ficamos sabendo um pouco mais sobre eles.
Claro que depois que a dinâmica termina, eles têm autorização para comer as balas.

  ✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎✎

Interagindo com os Colegas e observando o                     Comportamento da Turma

✎ Brincando com Barbantes.

Grupo:   Alunos da Pré-Escola ao 4º Ano
Local: Pode ser feito na sala, no pátio ou outro lugar que achar melhor para você e sua turma.
Material: Rolo de barbante e uma tesoura sem ponta.
Desenvolvimento: Forme com os alunos uma grande roda e, em seguida, cada criança mede três palmos do cordão, corta para si e passa o rolo adiante. Sugira que cada um brinque com seu pedacinho de barbante, tentando criar ou formar algo. no chão. Pronta as obras cada um observa as figuras formas. Incentive-os á fazer comentários e interpretações. Após os comentários e observações peçam que amarrem a barbante na ponta do barbante do amigo vizinho e peçam para que eles criem junto uma única figura. Proponha á eles que refaçam juntos, alguns dos desenhos que fizeram individualmente. Enquanto as crianças escolhem juntas qual desenho irão fazer e colocarem a ideia em prática, o professor aproveita, para observá-los. Nessa fase, surgem muitas ideias e cada um irá querer falar mais alto que o outro. Alguns buscam argumentos para as sugestões, outros ficam chateados, outras irão debochar da situação, outros ameaçaram desistir, outros desistiram, uns irão incentivar aqueles que querem sair, à ficar, alguns não irão se esforças para ajudar os colegas, enfim muitas coisa neste momento será possível observar. O professor deverá ficar atento ao comportamento da turma durante este momento de tensão. Este momentos será bem produtivo se você deixar os alunos resolverem por si só seus impasses, mesmo que a solução não seja a melhor solução no momento. O mais importante e deixá-los livres para se resolverem e se decidirem. Deem um tempo para essa interação. No final, em circulo, a turma conversa sobre o que sentiram no decorrer dos acontecimentos.
Conclusão:   Por meio dessa dinâmica, os alunos tomam consciência de seu potencial, além da importância de interaçõa, colaboração, respeito mútuo uns com os outro. .


6 comentários:

Rose Craveiro disse...

Dani bom dia ! Eu amo a turma do Snoopy..bjs e fica com DEUS!

Tutin Art's disse...

Oi flor =)Passando para conhecer seu espaço, fofo demais, e te convidar a conhecer o meu cantinho e participar do nosso mega sorteio!
Vou seguir seu blog também e te convido a se unir as amigas blogueiras, passa lá e pega seu selo, ta na guia de amigas blogueiras na lateral do blog. E seja bem vinda a nossa turminha bjos no coreee ♥

Anynha disse...

Olá Dany
Acho que você faz suas imagens no PAINT. la não encontramos essas linhas, eu faço no WORD copio e colo no PAINT.
Tem que reduzir e/ou ampliar até o tamanho que você quer.
se desejar seria legal conversarmos no msn desse jeito iria lhe dando o passo a passo e vc iria fazendo. RSRSRSRS.

Ao toque do Amor disse...

Olá, vim te visitar e oferecer o premio Teu toque me cativa e deixar um beijinho-san

Nanda disse...

ola florzinha, obrigada pela visita. ja estou te seguindo e vou te linkar amanha , hj me pc ta travando direto. grande bj

chris disse...

amei seu cantinho gracioso demais e estou te seguindo para nao perder nadinha... bjo