Introdução
Comemora-se o dia do Circo Brasil, no dia 27 de
Março, numa homenagem ao palhaçø brasileiro Piolin, que nasceu na data, no
ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado por todos
que o assistian como um grande palhaçø, se destacava pela enorme
criatividade cômica e pela
habilidade como ginasta e equilibrista. Seus conteporâneos diziam que ele era
o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo
rir.
Como Surgiu o Dia do Circo
É praticamente
impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas
circenses cmeçaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde
foram encontradas pinturas de 5.000 anos, com figuras acrobatas,
contorcionistas e equilibris. Esses movimentos faziam parte dos exercícios
de treinamento dos guerreiros e,
aos poucos, esses movimentos foram acrescentado a graça e harmonia.
Conta-se ainda que ano 108 acanteceu uma enorme celebração para das
boas vindas a estrangeiros recén-chegados em terras chinesas. Na festa havia
demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou
que sempre se realizassem eventos dessa ordem, uma vez ao ano, peo menos.
Também no Egito, há
registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto
são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma
modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie
de precursão aos palhaços.
Quando
Surgiu o Circo no Brasil
No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos
ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram
perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas
tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os
cavalos e seu talento ilusionista. Procuravam adaptar suas apresentações ao
gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente
tirado do programa. Mas o circo
com suas características itinerantes aparece
no Brasil no
final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às
classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso
dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.
O palhaço brasileiro, por
sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se
comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador
e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.
O Circo
O mundo do circo é excepcional e mágico para quem
está nas arquibancadas e trás momentos inigualáveis de grande emoção e vida á
nossa imaginação. É um ambiente encantador onde pessoas comuns se tornam não
apenas atistas, palhaçøs, trapezistas, bailarinas ou malabaristas, eles se
tornam suoer heróis capazea sw fazer feliz a mais triste criatura.
Justifucativa
O projeto foi elaborado com intuito de levar as
crianças desta faixa etária, um pouco da vivência desse rico mundo do circo,
e das artes circenses como fonte de conhecimento, proporcionando um aprendizado lúdico e doversificado..
Plantando sonhos, trazendo alegria, criaando fantasias e ampliando os
conhecimentos cognitivos dos nossos alunos por meio de práticas pedagógicas
associadas ao tema “Circo”, tornando nossa sala de aula um verdadeiro
espetáculo. O circo é uma das mais
antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o
espetáculo, sob uma lona colorida, têm música, teatro, dança, coreografias,
figurinos específicos que encantam a plateia; um espetáculo de magia que que
faz até hoje a alegria não só das crianças, como também dos adultos
Objetivo
Geral
Proporcionar ao educando atravês do estudo,
pesquisas, análise, jogos, atividades e brincadeiras lúdicas, o aprendizado
significativo em diversos eixos temáticos, apliando, desenvolvendo e
despertando o conhecimento e a valorização da arte circense.
Objetivos
Específicos
v
Desenvolver o potencial artístico do educando através de atividades;
v
Montar maquetes destacando o tema “O Circo”
v Produzir textos, descritivos , narrativos, e dissertativos, a partir de imagens, vídeos, televisão;
v
Reconhecer o circo como uma arte;
v
Reconhecer os diversos personagens do circo;
v
Realizar dramatização de histórias circenses;
v
Conhecer a história do circo;
v
Conhecer os palhaços e artistas circenses de ontem e de hoje;
v
Realizar brincadeiras e caracterização de personagens circenses;
v
Realizar diversas atividades em diferentes eixos temáticos
com o tema “Circo”,
v
Realizar pesquisas sobre a arte circense;
v
Caracterização de personagens circenses;
v
Confecção de livros através de histórias ou músicas destacando o tema
Circo;
v
Promover oficinas de artes;
v
Trabalhar o livros com histórias cirsenses como: “O Circo” de Roseana
Murray
v
Promover a diversão e aprendizado pela arte circense de uma forma
lúdica, bem como concurso de piadas, birncadeira de perguntas e respsota com
torta na cara.
Eixos
Temáticos
v
Artes visiuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem
oral e escrita, identidade e autonomia, corpo e movimento, equilibrio e
cooordenação
Atividades Propsotas
v Pesquisa dos personagens
circenses e sobre a história do Circo;
v Caricatura de palhaços
famosos como Carequinha, Patati e Patatá;
v Montagens de maquetes;
v Produção de textos;
v Leitura e interpretações
de textos;
v Caça palavras
contextualizadas;
v Estudo de cores primárias
e secundárias através de pinturas;
v Classificar palavras, bem
como número de sílabas ou retirá-las de determinados textos;
v Recorte de palavras com
orientações do professor;
v Formação de palavras com
alfabeto móvel;
v Resolução de problemas;
v Trabalhar operações;
v Trabalhar ordenação de
textos ou músicas;
v Ler e desenhar o que se
pede;
v Escritas de frases a
partir de palavras de texto;
v Desenhar o que se pede;
v Atividades envolvendo
auto ditados;
v Bingo de palavras de
personagens do circo;
v Pesquisa de palavras em
dicionários;
v Jogo dos 7 erros;
v Jogo da memória com
personagens circenses;
v Construir palhaços e
outros com diferentes técnicas de artes e reciclagem.
v Assisitir ao filme “Dumbo”;
v Assistir DVD da Xuxa o “Circo”
Desenvolvimento
Cada turma será
responsável em montar seus stander e expor os trabalhos realizados durante
toda a semana do projeto.
Promover um show de talentos onde cada turma, ou aluno que quieser
fazer uma apresnetação, bem como o concurso de piadas, concuros de palhaçøs,
apresentação ou dramatização da arte alguma circense escolhida por cada
professor ou aluno. (Caso dos alunos maiores).
A
escola fica responsável em convidar artístas circenses para se apresentarem
na escola durante a semana do projeto.
Estratégias
v Música
v Dança
v Desenho
v Recorte e colagem
v Jogos e brincadeiras
v Literatura Infantil
v Vídeos
v Cd’s
v Adereço
v Coreografia v Dramtização
Fechamento
Ao final do projeto cada turma levará uma lembrancinha
com guloseimas e exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.
Avaliação
A avaliação será permanentemente no decorrer da
aplicação do projeto através de todas as atividades propostas.
|
Projeto Dia do Circo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Olá.
Projetos assim
fazem toda
a diferença,
nas vidas
que tem a alegria
de passar por eles.
Muito bonito
o seu espaço
de sentimentos.
Desejo que a alegria
faça folia em sua vida.
Boa Noite Dany, mas uma vez estou aqui no seu blog, te parabenizanção pelo seu lindo trabalho e melhor , pelo seu carinho e compartilhar com nos professores.
Muito obrigada.
Postar um comentário