A literatura Infantil em cada Faixa Etária


A literature Infantil
em cada faixa etária.

     As histórias infantis como forma de consciência de mundo

    É no encontro com qualquer forma de Literatura que os homens têm a oportunidade de ampliar, transformar ou enriquecer sua própria experiência de vida. Nesse sentido, a Literatura apresenta-se não só como veículo de manifestação de cultura, mas também de ideologias.
    A Literatura Infantil, por iniciar o homem no mundo literário, deve ser utilizada como instrumento para a sensibilização da consciência, para a expansão da capacidade e interesse de analisar o mundo. Sendo fundamental mostrar que a literatura deve ser encarada, sempre, de modo global e complexo em sua ambigüidade e pluralidade.
     Até bem pouco tempo, em nosso século, a Literatura Infantil era considerada como um gênero secundário, e vista pelo adulto como algo pueril (nivelada ao brinquedo) ou útil (forma de entretenimento). A valorização da Literatura Infantil, como formadora de consciência dentro da vida cultural das sociedades, é bem recente.
      Para investir na relação entre a interpretação do texto literário e a realidade, não há melhor sugestão do que obras infantis que abordem questões de nosso tempo e problemas universais, inerentes ao ser humano. "Infantilizar" as crianças não cria cidadãos capazes de interferir na organização de uma sociedade mais consciente e democrática.

Fases normais no desenvolvimento da criança na literature Infatil

O caminho para a redescoberta da Literatura Infantil, em nosso século, foi aberto pela Psicologia Experimental que, revelando a Inteligência como um elemento estruturador do universo que cada indivíduo constrói dentro de si, chama a atenção para os diferentes estágios de seu desenvolvimento (da infância à adolescência) e sua importância fundamental para a evolução e formação da personalidade do futuro adulto. A sucessão das fases evolutivas da inteligência (ou estruturas mentais) é constante e igual para todos. As idades correspondentes a cada uma delas podem mudar, dependendo da criança, ou do meio em que ela vive.

Primeira Infância: Movimento X Atividade (15/17 meses aos 3 anos)

v   Maturação, início do desenvolvimento mental;
v   Fase da invenção da mão - reconhecimento da realidade pelo tato;
v   Descoberta de si mesmo e dos outros;
v   Necessidade grande de contatos afetivos;
v   Explora o mundo dos sentidos;
v   Descoberta das formas concretas e dos seres;
v   Conquista da linguagem;
v   Nomeação de objetos e coisas - atribui vida aos objetos;
v   Começa a formar sua auto-imagem, de acordo com o que o adulto diz que ela é, assimilando, sem questionamento, o que lhe é dito;
v   Egocentrismo, jogo simbólico;
v   Reconhece e nomeia partes do corpo;
v   Forma frases completas;
v   Nomeia o que desenha e constrói;
v   Imita, principalmente, o adulto.

Segunda Infância: Fantasia e Imaginação (dos 3 aos 6 anos)

v Fase lúdica e predomínio do pensamento mágico;
v Aumenta, rapidamente, seu vocabulário;
v Faz muitas perguntas. Quer saber "como" e "por quê ?";
v Egocentrismo - narcisismo;
v Não diferenciação entre a realidade externa e os produtos da fantasia infantil;
v Desenvolvimento do sentido do "eu";
v Tem mais noção de limites (meu/teu/nosso/certo/errado);
v Tempo não tem significação - não há passado nem futuro, a vida é o momento presente;
v Muitas imagens ainda completando, ou sugerindo os textos;
v Textos curtos e elucidativos;
v Consolidação da linguagem, onde as palavras devem corresponder às figuras;
v Para Piaget, etapa animista, pois todas as coisas são dotadas de vida e vontade;
v O elemento maravilhoso começa a despertar interesse na criança.

Dos 6 aos 6 anos e 11 meses, aproximadamente

Interesse por ler e escrever. A atenção da criança esta voltada para o significado das coisas;
O egocentrismo está diminuindo. Já inclui outras pessoas no seu universo;
Seu pensamento está se tornando estável e lógico, mas ainda não é capaz de compreender idéias totalmente abstratas; Só consegue raciocinar a partir do concreto; Começa a agir cooperativamente; Textos mais longos, mas as imagens ainda devem predominar sobre o texto;

O elemento maravilhoso exerce um grande fascínio sobre a criança.
Histórias para crianças (faixa etária / áreas de interesse / materiais / livros)

1 a 2 anos
     A criança, nessa faixa etária, prende-se ao movimento, ao tom de voz, e não ao conteúdo do que é contado. Ela presta atenção ao movimento de fantoches e a objetos que conversam com ela. As histórias devem ser rápidas e curtas. O ideal é inventá-las na hora. Os livros de pano, madeira e plástico, também prendem a atenção. Devem ter, somente, uma gravura em cada página, mostrando coisas simples e atrativas visualmente. Nesta fase, há uma grande necessidade de pegar a história, segurar o fantoche, agarrar o livro, etc..

2 a 3 anos
      Nessa fase, as histórias ainda devem ser rápidas, com pouco texto de um enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se, ao máximo, das vivências da criança. Devem ser contadas com muito ritmo e entonação. Tem grande interesse por histórias de bichinhos, brinquedos e seres da natureza humanizados. Identifica-se, facilmente, com todos eles. Prendem-se a gravuras grandes e com poucos detalhes. Os fantoches continuam sendo o material mais adequado. A música exerce um grande fascínio sobre ela. A criança acredita que tudo ao seu redor tem vida e vivência, por isso, a história transforma-se em algo real, como se estivesse acontecendo mesmo.

3 a 6 anos
      Os livros adequados a essa fase devem propor "vivências radicadas" no cotidiano familiar da criança e apresentar determinadas características estilísticas.
Predomínio absoluto da imagem, (gravuras, ilustrações, desenhos, etc.), sem texto escrito, ou com textos brevíssimos, que podem ser lidos, ou dramatizados pelo adulto, a fim de que a criança perceba a inter-relação existente entre o "mundo real", que a cerca, e o "mundo da palavra", que nomeia o real. É a nomeação das coisas que leva a criança a um convívio inteligente, afetivo e profundo com a realidade circundante.
       As imagens devem sugerir uma situação que seja significativa para a criança, ou que lhe seja, de alguma forma, atraente. A graça, o humor, um certo clima de expectativa, ou mistério são fatores essenciais nos livros para o pré-leitor.
       As crianças, nessa fase, gostam de ouvir a história várias vezes. É a fase de "conte outra vez".
        Histórias com dobraduras simples, que a criança possa acompanhar, também exercem grande fascínio. Outro recurso é a transformação do contador de histórias com roupas e objetos característicos. A criança acredita, realmente, que o contador de histórias se transformou no personagem ao colocar uma máscara, chapéu, capa, etc..
Podemos enriquecer a base de experiências da criança, variando o material que lhe é oferecido. Materiais como massa de modelar e argila atraem a criança para novas experimentações. Por exemplo, a história do "Bonequinho Doce" sugere a confecção de um bonequinho de massa, e a história da "Galinha Ruiva" pode sugerir amassar e assar um pão.
         Assim como as histórias infantis, os contos de fadas têm um determinado momento para serem introduzidos no desenvolvimento da criança, variando de acordo com o grau de complexidade de cada história.
          Os contos de fadas, tais como: "O Lobo e os Sete Cabritinhos", "Os Três Porquinhos", "Cachinhos de Ouro", "A Galinha Ruiva" e "O Patinho Feio" apresentam uma estrutura bastante simples e têm poucos personagens, sendo adequados à crianças entre 3 e 4 anos. Enquanto, "Chapeuzinho Vermelho", "O Soldadinho de Chumbo" (conto de Andersen), "Pedro e o Lobo", "João e Maria", "Mindinha" e o "Pequeno Polegar" são adequados a crianças entre 4 e 6 anos.

6 anos a 6 anos e 11 meses
        Os contos de fadas citados na fase anterior ainda exercem fascínio nessa fase. "Branca de Neve e os Sete Anões", "Cinderela", "A Bela Adormecida", "João e o Pé de Feijão", "Pinóquio" e "O Gato de Botas" podem ser contadas com poucos detalhes.

Resumo:
Faixa etária
Textos
Ilustrações
Materiais
1 a 2 anos
As histórias devem ser rápidas e curtas
Uma gravura em cada página, mostrando coisas simples e atrativas visualmente
Livros de pano, madeira, e plástico. É recomendado o uso de fantoches
2 a 3 anos
As histórias devem ser rápidas, com pouco texto de um enredo simples e vivo, poucos personagens, aproximando-se, ao máximo das vivências da criança
Gravuras grandes e com poucos detalhes
Os fantoches continuam sendo o material mais adequado. Música também exerce um grande fascínio sobre a criança
3 a 6 anos
Os livros adequados a essa fase devem propor vivências radicadas no cotidiano familiar da criança.
Predomínio absoluto da imagem, sem texto escrito ou com textos brevíssimos.
Livros com dobraduras simples. Outro recurso é a transformação do contador de histórias com roupas e objetos característicos. A criança acredita, realmente, que o contador de histórias se transformou no personagem ao colocar uma máscara.
6 ou 7 anos (fase de alfabetização)
Trabalho com figuras de linguagem que explorem o som das palavras. Estruturas frasais mais simples sem longas construções. Ampliação das temáticas com personagens inseridas na coletividade, favorecendo a socialização, sobretudo na escola.
Ilustração deve integrar-se ao texto a fim de instigar o interesse pela leitura. Uso de letras ilustradas, palavras com estrutura dimensiva diferenciada e explorando caráter pictórico.
Excelente momento para inserir poesia, pois brinca com palavras, sílabas, sons. Apoio de instrumentos musicais ou outros objetos que produzam sons. Materiais como massinha, tintas, lápis de cor ou cera podem ser usados para ilustrar textos.

Carinho Esepcial da Amiga Gi!

Hoje ao visitar amiga Gil, me deparei com esta hiper postagem para lá de carinhosa. O qual estou sempre dando uma passadinha  por lá para ver as novidades. 
quinta-feira, 8 de março de 2012

PESSOA ESPECIAL!!!

EXISTE UMA PESSOA, QUE APESAR DE NÃO CONHECE-LA PESSOALMENTE, ELA JÁ SE TORNOU ALGUÉM EXTREMAMENTE NECESSÁRIA NA MINHA VIDA!!!

ELA É ESPECIAL DE MAIS, SUAS PALAVRAS SÃO COMO BALSÁMO, SINTO SUA PRESENÇA!!!ELA É UMA FLOR, ELA É A  Pro DanyE EU GANHEI MAIS ESTE SELINHO DELA... E RESOLVI FAZER UM POST ESPECIAL!!!
Gil, estou super feliz com seu carinho, e em saber que mesmo sem nos conhecer pessoalmente temos esse carinho especial uma pela outra. Também adoro sua amizade e tenho um carinho super especial por você. Te agradeço de coração pelo imenso carinho.
Beijos no coração! 
Visitem!! Vale a pena!

Feliz dia das Mulheres ás Amigas Seguidoras!




Deus  escolheu entre os anjos
Alguém com força da rocha
Mas com a delicadeza da Rosa
Alguém com o brilho do sol
Mas com a ternura da lua
Com a beleza do Éden
E Deus enviou a terra
Um anjo com o nome “Mulher”
Alma gigante, coração forte
Capaz de amar infinitamente
É ela que regra a vida
Com o amor que só ela é capaz!

Feliz dia da Mulheres! não só pelos dia de hoje, mas por todos os dias!!!!
Beijos no coração!

Projeto Dia do Circo




Projeto Dia do Circo
   Publico Alvo: 1º Ano ao 5º  ano do Fundamental l
   Duração: 2 semanas
Introdução

    Comemora-se o dia do Circo Brasil, no dia 27 de Março, numa homenagem ao palhaçø brasileiro Piolin, que nasceu na data, no ano de 1897, na cidade de Ribeirão Preto, São Paulo. Considerado por todos que o assistian como um grande palhaçø, se destacava pela enorme criatividade  cômica e pela habilidade como ginasta e equilibrista. Seus conteporâneos diziam que ele era o pai de todos os que, de cara pintada e colarinho alto, sabiam fazer o povo rir.
Como Surgiu o Dia do Circo
   É praticamente impossível determinar uma data específica de quando ou como as práticas circenses cmeçaram. Mas pode-se apostar que elas se iniciaram na China, onde foram encontradas pinturas de 5.000 anos, com figuras acrobatas, contorcionistas e equilibris. Esses movimentos faziam parte dos exercícios de  treinamento dos guerreiros e, aos poucos, esses movimentos foram acrescentado a graça e harmonia.
        Conta-se ainda que ano 108 acanteceu uma enorme celebração para das boas vindas a estrangeiros recén-chegados em terras chinesas. Na festa havia demonstrações geniais de acrobacias. A partir de então, o imperador ordenou que sempre se realizassem eventos dessa ordem, uma vez ao ano, peo menos.
        Também no Egito, há registros de pinturas de malabaristas. Na Índia, o contorcionismo e o salto são parte integrante dos espetáculos sagrados. Na Grécia, a contorção era uma modalidade olímpica, enquanto os sátiros já faziam o povo rir, numa espécie de precursão aos palhaços.

Quando Surgiu o Circo no Brasil
        No Brasil, a história do circo está muito ligada à trajetória dos ciganos em nossa terra, uma vez que, na Europa do século dezoito, eles eram perseguidos. Aqui, andando de cidade em cidade e mais à vontade em suas tendas, aproveitavam as festas religiosas para exibirem sua destreza com os cavalos e seu talento ilusionista. Procuravam adaptar suas apresentações ao gosto do público de cada localidade e o que não agradava era imediatamente tirado do programa.  Mas o circo com suas características itinerantes aparece


no Brasil no final do século XIX. Instalando-se nas periferias das cidades, visava às classes populares e tinha no palhaço o seu principal personagem. Do sucesso dessa figura dependia, geralmente, o sucesso do circo.
       O palhaço brasileiro, por sua vez, adquiriu características próprias. Ao contrário do europeu, que se comunicava mais pela mímica, o brasileiro era falante, malandro, conquistador e possuía dons musicais: cantava ou tocava instrumentos.
O Circo
    O mundo do circo é excepcional e mágico para quem está nas arquibancadas e trás momentos inigualáveis de grande emoção e vida á nossa imaginação. É um ambiente encantador onde pessoas comuns se tornam não apenas atistas, palhaçøs, trapezistas, bailarinas ou malabaristas, eles se tornam suoer heróis capazea sw fazer feliz a mais triste criatura.

Justifucativa
     O projeto foi elaborado com intuito de levar as crianças desta faixa etária, um pouco da vivência desse rico mundo do circo, e das artes circenses como fonte de conhecimento,  proporcionando um aprendizado lúdico e doversificado.. Plantando sonhos, trazendo alegria, criaando fantasias e ampliando os conhecimentos cognitivos dos nossos alunos por meio de práticas pedagógicas associadas ao tema “Circo”, tornando nossa sala de aula um verdadeiro espetáculo. O circo é uma das mais antigas e completas manifestações populares e artísticas, pois durante o espetáculo, sob uma lona colorida, têm música, teatro, dança, coreografias, figurinos específicos que encantam a plateia; um espetáculo de magia que que faz até hoje a alegria não só das crianças, como também dos adultos

Objetivo Geral

   Proporcionar ao educando atravês do estudo, pesquisas, análise, jogos, atividades e brincadeiras lúdicas, o aprendizado significativo em diversos eixos temáticos, apliando, desenvolvendo e despertando o conhecimento e a valorização da arte circense.

                                                 Objetivos Específicos

v Desenvolver o potencial artístico do educando através de atividades;
v Montar maquetes destacando o tema “O Circo”
v Produzir textos, descritivos , narrativos, e dissertativos, a partir de imagens, vídeos, televisão;
v Reconhecer o circo como uma arte;
v Reconhecer os diversos personagens do circo;
v Realizar dramatização de histórias circenses;
v Conhecer a história do circo;
v Conhecer os palhaços e artistas circenses de ontem e de hoje;
v Realizar brincadeiras e caracterização de personagens circenses;
v Realizar diversas atividades em diferentes eixos temáticos com o tema “Circo”,
v Realizar pesquisas sobre a arte circense;
v Caracterização de personagens circenses;
v Confecção de livros através de histórias ou músicas destacando o tema Circo;
v Promover oficinas de artes;
v Trabalhar o livros com histórias cirsenses como: “O Circo” de Roseana Murray
v Promover a diversão e aprendizado pela arte circense de uma forma lúdica, bem como concurso de piadas, birncadeira de perguntas e respsota com torta na cara.

Eixos Temáticos

v Artes visiuais, matemática, música, natureza e sociedade, linguagem oral e escrita, identidade e autonomia, corpo e movimento, equilibrio e cooordenação

                                          Atividades Propsotas

v Pesquisa dos personagens circenses e sobre a história do Circo;
v Caricatura de palhaços famosos como Carequinha, Patati e Patatá;
v Montagens de maquetes;
v Produção de textos;
v Leitura e interpretações de textos;
v Caça palavras contextualizadas;
v Estudo de cores primárias e secundárias através de pinturas;
v Classificar palavras, bem como número de sílabas ou retirá-las de determinados textos;
v Recorte de palavras com orientações do professor;
v Formação de palavras com alfabeto móvel;
v Resolução de problemas;
v Trabalhar operações;
v Trabalhar ordenação de textos ou músicas;
v Ler e desenhar o que se pede;
v Escritas de frases a partir de palavras de texto;
v Desenhar o que se pede;
v Atividades envolvendo auto ditados;
v Bingo de palavras de personagens do circo;
v Pesquisa de palavras em dicionários;
v Jogo dos 7 erros;
v Jogo da memória com personagens circenses;
v Construir palhaços e outros com diferentes técnicas de artes e reciclagem.
v Assisitir ao filme “Dumbo”;
v Assistir DVD da Xuxa o “Circo”

Desenvolvimento

     Cada turma será responsável em montar seus stander e expor os trabalhos realizados durante toda a semana do projeto.
       Promover um show de talentos onde cada turma, ou aluno que quieser fazer uma apresnetação, bem como o concurso de piadas, concuros de palhaçøs, apresentação ou dramatização da arte alguma circense escolhida por cada professor ou aluno. (Caso dos alunos maiores).
     A escola fica responsável em convidar artístas circenses para se apresentarem na escola durante a semana do projeto.

Estratégias

v Música
v Dança
v Desenho
        v Pintura
v Recorte e colagem
v Jogos e brincadeiras
v Literatura Infantil
v Vídeos
v Cd’s
v Adereço
v Coreografia
v Dramtização

Fechamento

   Ao final do projeto cada turma levará uma lembrancinha com guloseimas e exposição dos trabalhos realizados durante o projeto.

Avaliação    
    A avaliação  será permanentemente no decorrer da aplicação do projeto através de todas as atividades propostas.

Dia do Circo - Fantoche, Pintura Facial, Máscaras e Dobradura








Aventais Ajudantes do Dia Decorado

Fiz Esees Aventais de Ajudantes do dia para 
a Amiga Aninha
   Do blog Paraíso do Educando