Projeto Carnaval do Brasil


         Projeto
Carnaval do Brasil

Publico Alvo: Educação Infantil e Fundamental l
Cronograma: 1 a 2 semanas. 


Justificativa: Desde pequenas, as crianças aprendem muito, sobre o mundo, fazendo perguntas e ouvindo fatos e histórias dos seus familiares, amigos até mesmo assistindo TV, vídeos e ou folheando e apreciando revistas e jornais.Vivenciam também experiências e interagem num contexto de: conceitos, gostos e costumes formando suas idéias e conhecimentos sobre o mundo que a cerca.Através deste pensamento será trabalhado o tema "O Carnaval", de forma integrada indo de encontro aos interesses das crianças respeitando suas necessidades, curiosidades e idéias.
* Linguagem oral e escrita;
*  jogo artístico;
* Apreciação musical;
* Expressividade;
* Equilíbrio e coordenação;
* Número e sistema de numeração;


Estratégias:
*Música
* Poemas;
* Parlendas;
* Painéis;
* Pesquisa;
* Dança,
* Desenho;.
* Pintura;
* Festa de carnaval;
* Brincadeiras infantis;
* Jogos diversos;
* Ditado;
* Recorte e colagem;
* Carta enigmática
* Literatura infantil;
* Vídeos;
* Cds;
* Fantoches;
* Máscaras;
* Murais informativos;
* Atividades explorando a escrita de letras e números.


Desenvolvimento das atividades:
O projeto O carnaval do Brasil, pode ser desenvolvido através da sua história. Para tornar a história do carnaval do Brasil interessante levar para a sala de aula reportagens e fotos sobre o assunto. Observando o interesse das crianças pode-se propor para o grupo uma pesquisa como tarefa de casa. O material que as crianças trouxerem poderá ser apresentado no momento da rodinha. Todos deverão ter a oportunidade de mostrar sua pesquisa para o grupo e falar sobre ela. Em seguida, poderão confeccionar murais ou cartazes informativos. Os murais ou cartazes informativos chamam a atenção até dos pais ou responsáveis das crianças, que também param em frente para ler, observar e comentar sobre as informações contidas nos mesmos. E também poderão conferir a utilização da pesquisa feita por seus filhos.Além das atividades específicas como: rodinhas informativas; hora de novidades e surpresas; pesquisas; comentários de gravuras e observações dirigidas; também poderão ser realizadas, com as crianças, atividades relacionadas que auxiliem no esclarecimento e fixação do assunto estudado, explorando a comunicação e expressão através de pantomimas, coro falado, poesias, jogos e recreação. Explorar, também, a matemática com objetivo de desenvolver conceitos matemáticos. E cantar músicas de carnaval, pois é possível constatar que a maioria das crianças não conhece as músicas apresentadas, mas todas aprendem com facilidade. É preciso, portanto, realizar momentos divertidos com muita música e dança.


Eixo a serem trabalhados:


Identidade e Autonomia:* Que tipos de fantasias as crianças mais gostam? E porquê?;* A importância de respeitar as opiniões das outras pessoas;* Como ajudar meu amigo a construir sua fantasia ou atividade (cooperação);* Trabalho em roda da conversa e atividades que necessitem do trabalho do outro.;* Questionar e investigar o que as crianças sabem sobre o carnaval.


Movimento* Realizar um baile de carnaval, com fantasias, mascaras, trabalhar as marchinhas, expressão corporal e coreografias.


Música

* Trazer clássicos do carnaval e atualidades, ampliando a cultura dos alunos;(além dos clássicos uma sugestão é o cd de carnaval palavra cantada* Trabalhar as marcinhas de Carnaval.

Artes Visuais* Construir o cenário para o baile de carnaval com enfeites, mascaras;* Construir adereços música escolhida pelo professor a ser trabalhado; Pode ser feito uma apresentação coreografada para toda a escola.* Confeccinoar máscaras usando diversos materiaais para enfeitar as máscaras*As crianças precisam ter a oportunidade de usar sua criatividade através do recorte, colagem, pintura e desenho com guache, giz de cera e lápis de cores, montagem de painéis e construção de máscaras carnavalescas.* Cada criança recebe uma máscara de pirata (ou outro personagem) para pintar, colar adereços, enfim, enfeitar do seu agrado. E saem máscaras no capricho.* É preciso promover momentos para escutar, dançar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas. Estes momentos são importantes para a socialização do grupo.


Linguagem Oral e Escrita* Trabalho com os nomes das crianças (adaptando a música mamãe eu quero) e outras marchinhas de carnaval. Mamãe eu quero Mamãe eu quero Mamãe eu quero mamar Dá chupeta, Dá chupeta Dá chupeta para o (a) _______________ não chorar.* Trabalho com palavras chave da música escolhida pelo professor;* Alfabeto Móvel das palavras* Brincadeira da mala: objetos do carnaval com fichas dos respectivos nomes* Realizar diversas atividades que envolva o carnaval incluindo também desenhos pra colorir e enfeitar.


Exemplos:
* Caça-palavras;
* Ditados divertidos;
* Alfabeto móvel;
* Qual o número que vem antes ou depois do número indicado pela professora ou colegas;


Exemplo de Jogos


Bingo:
Com cartelas individuais explorando palavras cada criança tem a oportunidade de jogar bingo.
Exemplo de palavras que podem ser exploradas:
* Palhaço;
* Alegria;
* Salão;
* Serpentina;
* Colombina;
* Fantasias;
* Samba;
* E muitas outras palavras que lembra o carnaval.


Jogo da forca:
Este jogo pode ser realizado no quadro de giz e ele é realizado com a participação de todas as crianças. Usar palavras que envolvam o carnaval
As crianças têm a oportunidade de adivinhar quais são as letras que compõe a palavra e qual é a palavra...


Jogo do dominó:

Este jogo explora a primeira letra da palavra. 
A criança precisa juntar a cartela da letra coma palavra.Exemplo: C / Carnaval - F / Fantasia....

Natureza e Sociedade
* Trabalhar a história do Carnaval através de apresentações com fantoches,
* Mostrar as coranças através de recortes, vídeos, jornais, revistas a cultura dos carnavais em outros estados brasileiros.
* Levar as crianças a sala de informática e mostrar vários vídeos sobre o carnaval. Mostrar carnaval de outras estados.


Conclusão:
Durante a realização deste projeto é importante observar e perceber o interesse das crianças em aprender e participar das atividades propostas com atenção, se assimilaram a importância do carnaval na cultura brasileira.
Avaliação / Observação:Avaliação através da observação de cada atividades desenvolvida e trabalhada. Observar se as crianças assimilaram a cultura carnavalesca do nosso Brasil e como cada uma respondeu as atividades propostas.



3 comentários:

cris disse...

OI DANY ADOREI ESTE PROJETO VOU POSTAR NO MEU BLOG...BJOS

Anônimo disse...

Oi seu blog é uma biblioteca, amei, muito interessante me ajudou muito sobre o tema carnaval.

Anônimo disse...

Amei o seu projeto, nos ajudou muito nas nossas atividades do dia a dia. obrigado!